Caminho do antigo Cais Imperial em Sepetiba ganha Tombamento Histórico

O Vereador Willian Coelho elaborou como projeto de lei no último dia 27 de outubro à Câmara Municipal do Rio De Janeiro, o tombamento do CAIS IMPERIAL de Sepetiba, bem como o caminho do antigo cais, por interesse histórico, arquitetônico, ambiental, arqueológico e cultural. Cujo o pedido está amparado pelo artigo 1° da lei n°928, de 22 de dezembro de 1986.

Este é um passo final para garantir a proteção da história do nosso Bairro. A partir do momento em que for publicada, o Conselho Municipal de proteção de patrimônio cultural do Rio de Janeiro inscreverá a edificação no livro de tombos do nosso município no prazo de 10 dias.

É um reconhecimento nacional que traz importância a nossa região, já que estas áreas contam um pouco do nosso passado no período do império e hoje contamos também com a presença de uma grande área verde, que tem como objetivo preservação do local.

O tombamento está previsto na Legislação Brasileira, mas o importante é a consciência da população em preservar a cultura, as manifestações, os bens históricos, paisagísticos, arqueológicos, estéticos, etnográficos, que são fatores importantes para a criação da identidade nacional do nosso bairro.

Lembrando a toda população que todo 1º Domingo de cada mês tem o passeio de Reconhecimento e Ecoturístico orientado e idealizado pelo Ecomuseu de Sepetiba.

 É uma verdadeira experiência de "Redescoberta" do bairro histórico de Sepetiba por seus moradores, e, definitivamente surpreendente para os visitantes, onde podemos reencontrar com o notório passado do bairro nas ruínas do antigo cais e na ilha do marinheiro, com a natureza se recompondo, se recuperando , onde podemos desfrutar da bela paisagem da baía de Sepetiba, observar os sambaquis, aproveitar momentos aprazíveis em contato com a natureza, enfim, uma experiência fascinante e verdadeiramente inesquecível!

O ponto de encontro é sempre na Praça Washington Luis (Praça do Coreto de Sepetiba), conhecida como pracinha do Coreto de Sepetiba, as nove (9) da manhã. É recomendado que usem roupas leves, tênis, levem água, filtro solar e repelente!

decreto

  • Gutemberg Castro

    Quero agradecer ao arqueólogo Cláudio Prado de Mello, ao vereador Willian Coelho, A Bianca Wild, Silvan Guedes e a todos os diretores do Ecomuseu de Sepetiba por essa fantástica vitória!

  • Diogo

    O Legislativo agora pode autorizar tombamentos? Que eu saiba, essa função cabe ao Poder Executivo…