Sábado de ação e conscientização ambiental agita Sepetiba.

No último sábado(17/01), moradores, Comlurb, Ecomoseu Sepetiba, Vereador William Coelho e outros movimentos estiveram juntos em uma ação de limpeza entre a Praia de Sepetiba e o caminho do antigo caís imperial de Sepetiba. O objetivo e concientizar as pessoas sobre a preservação do local. O Portal de Sepetiba conversou com um dos ambiental_5presentes no evento. A Professora, socióloga e fundadora do Ecomuseu Sepetiba. Portal de Sepetiba pergunta - qual a visão do ecomuseu sobre a importância da ação realizada no último sábado ? Bianca Willd (ecomuseu) - O Ecomuseu de Sepetiba, enquanto ação endógena, movimento nascido no cerne da comunidade, acredita e apoia causas ambientais, de conscientização, de mobilização, participamos e apoiamos quaisquer ações que visem a melhoria, o progresso o desenvolvimento e ' o descortino da população.

 

ambiental_4A Ação realizada hoje no Caminho do antigo Cais foi uma iniciativa do Vereador Willian Coelho, representante local em Parceria com a Comlurb, prontamente abraçada por nós do Ecomuseu de Sepetiba que viemos fazendo um trabalho de esclarecimento com a população local em nossos passeios realizados todo primeiro domingo do mês, buscando sempre mostrar a nossa responsabilidade no que diz respeito ao ambiente em que vivemos e compartilhamos com outros indivíduos, pois acreditamos que a união é imprescindível para o progresso, nada pode mudar se não existir coesão, participação de todos.

O Lema do Ecomuseu de Sepetiba é “Espelho onde se revê e se descobre a própria ambiental_3imagem”, muito condizente com o que ocorreu hoje, pois é deprimente retirarmos uma quantidade tão significativa de resíduos despejados no meio ambiente por nós mesmos, sabendo que estamos cientes das consequências de nossos atos. Retiramos garrafas Pet, vidro, assentos sanitários, isopor , copos de plástico, enfim, uma infinidade de resíduos lançados nos rios que desembocam na Baía de Sepetiba, claro também encontramos resíduos deixados por visitantes no local.

ambiental_2Vale lembrar que a área é de responsabilidade da Base aérea de Santa Cruz, não são permitidas visitas sem autorização.

Ações assim são importantes para despertar na população local o desejo de preservar e manter o local em que vive, buscamos a partir da valorização de nossos patrimônios históricos, culturais e naturais o desenvolvimento do nosso Recanto, para assim torná-lo ainda mais aprazível e quem sabe levar-nos novamente aos áureos tempos de nossa amada Sepetiba! Contar com o apoio de um vereador, um representante ativo, é muito importante, pois possuímos o privilégio de um canal direto com as autoridades e assim ter representatividade, ocasionando a visibilidade de nossa querida Sepetiba ,tão preterida , tão esquecida.

Agradecemos imensamente ao Vereador Willian Coelho e acreditamos que esta será a primeira de muitas ações ambientais de conscientização realizadas em nosso bairro.

Bianca Wild

Portal de Sepetiba - informação pública de qualidade.

Foto de capa: Paulo Melo

Foto galeria: Danilo Gomes